sábado, 30 de junho de 2012

::: DIFERENCIAL do GRUPO GHANEM, mais um ... ::: The Five Rights of Laboratory Testing :::



Difícil traduzir. Os cinco direitos dos testes laboratoriais? Não pode ser. Os cinco certos das análises laboratoriais? Não fica bem. Enquanto não nos chega uma tradução adequada, vamos deixar em inglês mesmo. O importante é conhecer o conteúdo deste conceito, introduzido em 2008 pela Sunquest, tradicional fornecedora americana de LIS.
Objetivando enfatizar a importância do diagnóstico laboratorial, esse conjunto de regras foi inspirado nos "five rights of medication administration", uma expressão mais antiga, criada para ensinar os profissionais da saúde a assegurarem que o medicamento certo seja ministrado ao paciente certo, na dose certa, pela via certa e na hora certa. Traduzindo para o ambiente laboratorial, estes cinco "rights" envolvem a certificação de que "para o paciente certo é realizado o exame certo, na hora certa, pelas razões certas, levando ao diagnóstico certo".

Garantir que o exame certo é realizado no paciente certo e na hora certa está no âmago dos processos laboratoriais. Começa com o processamento do pedido no balcão do laboratório ou pelo sistema de apoio. Procedimentos para identificação positiva do paciente devem estar presentes durante a coleta do material. As amostras devem ser rastreadas em todo o workflow do laboratório para assegurar que nenhuma seja perdida. Os resultados certos devem ser entregues para a pessoa certa, na hora certa, seja esta pessoa uma enfermeira ou um médico, para permitir decisões diagnósticas oportunas. Isso redunda em indicadores corretos para os profissionais da saúde se basearem ao solicitar exames confirmatórios ou de acompanhamento. E, finalmente, chegar ao diagnóstico correto. Os responsáveis pelo atendimento de saúde querem informação útil que forneça indicação clara para decisões terapêuticas. Os pacientes querem a informação necessária para tomarem decisões bem embasadas sobre os cuidados à sua saúde, para avaliar os riscos de falha no tratamento, complicações e até morte.
Com quase 70% das decisões diagnósticas sendo apoiadas em dados laboratoriais, não há dúvida de que o laboratório, as pessoas que aí trabalham e as tecnologias que eles usam têm papel vital em cada diagnóstico, tratamento ou prognóstico. A pregação da Sunquest termina com uma recomendação sensata: "Na condição de pacientes ou de profissionais da saúde, devemos pensar nestes five rights e exigir que os laboratórios se mantenham aderentes a estes princípios".

É o Ghanem Laboratório Clínico sempre atento à sua SAÚDE!
- Araquari, São Francisco do Sul e Joinville.
- 47 3028.3001.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

:: TESTE DO PEZINHO ... é no GHANEMZINHO :::



O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnósticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.

Venha visitar o GHANEMZINHO (nosso laboratório clínico infantil) e conhecer os diferentes tipos de Teste do Pezinho!
Ghanem Laboratório Clínico é apaixonado por sua Saúde!
::: Araquari, São Francisco do Sul e Joinville :::
47 3028.3001




segunda-feira, 25 de junho de 2012

::: Novo exame para detectar a Intolerância à LACTOSE :::



A Análise Molecular de Hipolactasia Primária, como é chamado, é um novo exame que tem a vantagem de ser um procedimento de elevada confiabilidade sem o desconforto que a sobrecarga de lactose dos exames comuns causa.

A causa mais comum de deficiência de lactase (enzima que digere a lactose) é a Deficiência Primária, na qual há um declínio, geneticamente determinado, nos níveis dessa enzima a partir dos 2 ou 3 anos de idade. Os sintomas da Intolerância à Lactose que decorre desse declínio podem tornar-se mais evidentes durante a adolescência ou na fase adulta. A Análise Molecular de Hipolactasia Primária busca identificar se o indivíduo possui ou não uma mutação no gene LCT, responsável pela síntese da enzima lactase-florizina hidrolase (enzima lactase).

MUTAÇÃO GENÉTICA DETERMINA PERSISTÊNCIA DA ENZIMA LACTASE

Hoje o leite está presente em milhares de alimentos em todas as partes do mundo, mas na realidade o homem, sendo um mamífero, estava originalmente preparado para alimentar-se com leite somente nos primeiros anos de vida. A enzima lactase naturalmente diminui à medida em que crescemos. Entretanto, no momento em que o homem iniciou a domesticação do gado, ele passou a ter leite fresco à sua disposição durante um período muito mais longo e com isso sofreu uma mutação genética para que o corpo se adaptasse àquela nova realidade. A diferença está no fato de esta mutação genética causar uma persistência na produção da enzima lactase, pois o normal seria a diminuição da produção desta enzima pelo nosso organismo.

COMO O EXAME É REALIZADO?

Diferentemente dos exames disponíveis em hospitais e laboratórios no Brasil, o teste molecular é rápido, não necessita jejum, nem causa o desconforto da ingestão de uma sobrecarga de lactose. Por meio de uma coleta de sangue, a análise molecular é realizada. Muitos clientes reclamavam dos sintomas pós-exame, e que a grande vantagem deste teste genético está na ausência desses sintomas, além da sua confiabilidade.

Mais informações, favor consulte o/a seu/sua médico/a!

É o Ghanem Laboratório Clínico apaixonado por sua saúde!
Araquari, São Francisco do Sul e Joinville.
47 3028.3001.