sábado, 30 de junho de 2012

::: DIFERENCIAL do GRUPO GHANEM, mais um ... ::: The Five Rights of Laboratory Testing :::



Difícil traduzir. Os cinco direitos dos testes laboratoriais? Não pode ser. Os cinco certos das análises laboratoriais? Não fica bem. Enquanto não nos chega uma tradução adequada, vamos deixar em inglês mesmo. O importante é conhecer o conteúdo deste conceito, introduzido em 2008 pela Sunquest, tradicional fornecedora americana de LIS.
Objetivando enfatizar a importância do diagnóstico laboratorial, esse conjunto de regras foi inspirado nos "five rights of medication administration", uma expressão mais antiga, criada para ensinar os profissionais da saúde a assegurarem que o medicamento certo seja ministrado ao paciente certo, na dose certa, pela via certa e na hora certa. Traduzindo para o ambiente laboratorial, estes cinco "rights" envolvem a certificação de que "para o paciente certo é realizado o exame certo, na hora certa, pelas razões certas, levando ao diagnóstico certo".

Garantir que o exame certo é realizado no paciente certo e na hora certa está no âmago dos processos laboratoriais. Começa com o processamento do pedido no balcão do laboratório ou pelo sistema de apoio. Procedimentos para identificação positiva do paciente devem estar presentes durante a coleta do material. As amostras devem ser rastreadas em todo o workflow do laboratório para assegurar que nenhuma seja perdida. Os resultados certos devem ser entregues para a pessoa certa, na hora certa, seja esta pessoa uma enfermeira ou um médico, para permitir decisões diagnósticas oportunas. Isso redunda em indicadores corretos para os profissionais da saúde se basearem ao solicitar exames confirmatórios ou de acompanhamento. E, finalmente, chegar ao diagnóstico correto. Os responsáveis pelo atendimento de saúde querem informação útil que forneça indicação clara para decisões terapêuticas. Os pacientes querem a informação necessária para tomarem decisões bem embasadas sobre os cuidados à sua saúde, para avaliar os riscos de falha no tratamento, complicações e até morte.
Com quase 70% das decisões diagnósticas sendo apoiadas em dados laboratoriais, não há dúvida de que o laboratório, as pessoas que aí trabalham e as tecnologias que eles usam têm papel vital em cada diagnóstico, tratamento ou prognóstico. A pregação da Sunquest termina com uma recomendação sensata: "Na condição de pacientes ou de profissionais da saúde, devemos pensar nestes five rights e exigir que os laboratórios se mantenham aderentes a estes princípios".

É o Ghanem Laboratório Clínico sempre atento à sua SAÚDE!
- Araquari, São Francisco do Sul e Joinville.
- 47 3028.3001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário