quinta-feira, 22 de março de 2012

Água, Meio Ambiente e o Grupo Ghanem ::: 22 de Março, Dia Mundial da Água


Por Fernando Berlitz*
O Dia Mundial da água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, a partir de recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92).

A partir desse marco histórico, os países foram sensibilizados para aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e dar seguimento com ações apropriadas ao contexto de cada país. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional, onde a Lei nº 10.670/2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser celebrado no dia 22 de março de cada ano.

Água e Segurança Alimentar

Para cada ano a ONU define um tema para reflexão no Dia Mundial da Água. Nesse ano o tema é “Água e segurança alimentar”. Segundo o site da Agência Nacional de Águas (ANA), http://aguasdemarco.ana.gov.br/2012/diamundial.asp:

Existem sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje. Estatísticas dizem que cada um de nós bebe de 2 a 4 litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos: produzir 1 kg de carne, por exemplo, consume 15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome 1.500 litros. Um bilhão de pessoas no mundo já vive em condições de fome crônica e os recursos hídricos estão sob pressão. Estes problemas estão conectados. Lidar com o crescimento da população e assegurar o acesso a alimentos nutritivos para todos requer uma série de medidas. E todos podem contribuir:

·         Consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água;

·         Reduzir o desperdício de alimentos: 30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida;

·         Produzir mais alimentos, de melhor qualidade com menos água;

·         Ter uma dieta saudável.

 Água, Prevenção e Economia

Segundo as regras de mercado com as quais convivemos, quanto mais escasso é um bem ou recurso, ou quanto mais dispendioso é o processo para obtê-lo, menor é a possibilidade de acesso universal a esse recurso. É isso o que desejamos que ocorra com o acesso à água potável?

Como ocorre na saúde, onde quanto menos investirmos em prevenção maior custo e impacto negativo teremos no tratamento médico do paciente, quanto menos investirmos em saneamento básico e em tratamento de resíduos das organizações, maior será o impacto ambiental em nossos recursos hídricos e maior será o custo do tratamento para obtenção de água em condições ideais de potabilidade.

Assim, podemos entender que a gestão dos recursos hídricos é uma questão coletiva, que envolve desde comportamentos individuais (de todos nós, desde a consciência relativa ao consumo de recursos até o descarte de resíduos) até questões relativas à gestão pública.

Por um lado, o nosso consumo individual de recursos cresce a cada ano, esgotando os recursos naturais e impactando progressivamente o meio ambiente com uma carga de resíduos em níveis crescentes. De outro lado, a grande maioria dos municípios brasileiros não tem um tratamento de esgoto em níveis aceitáveis de abrangência.

Essa lógica tem que ser invertida... e de forma urgente! Temos que repensar e agir com equilíbrio, preservando as condições de vida para as próximas gerações, sem elitizar os recursos naturais outrora de acesso universal.

Água, Meio Ambiente e o Grupo Ghanem

O Grupo Ghanem tem especial atenção a questão da gestão dos recursos hídricos e, de forma direta, com a água que você consome todos os dias. Além de um avançado e elogiado Programa de Gestão de Resíduos (reduzindo a níveis mínimos o impacto de seus processos ao Meio Ambiente), o Grupo Ghanem, por intermédio do Ghanem Ambiental, realizada diariamente ensaios laboratoriais para avaliação de potabilidade de água há mais de 1 década, sendo parceiro de órgãos ambientais públicos de Santa Catarina nessas análises. Realiza também análise de efluentes industriais, colaborando com empresas ambientalmente responsáveis em seus programas ambientais e no atendimento da legislação ambiental vigente.

Para o Grupo Ghanem a atenção às questões ambientais é mais do que uma questão de negócio, é a razão de ser da organização, está descrito em nossa missão e é a expressão da nossa atuação sustentável no mercado, com a consciência sócio-ambiental impregnada na estratégia da organização.

Queremos estar ao seu lado e do poder público visando contribuir para um mundo melhor.

Aproveitamos o momento para compartilhar com todos que o nosso Ghanem Ambiental estará nessa sexta-feira, 23 de Março de 2012, sendo reconhecido nacionalmente como finalista do Prêmio MPE Brasil 2011 (http://www.mbc.org.br/mpe/) nas categorias “Serviços” e “Responsabilidade Social”. Reconhecimentos com esse nos fazem ter a convicção de estar no caminho certo e aproveitamos para agradecer a nossos clientes, comunidade e demais partes interessadas pelo decisivo apoio em nossas ações e atuação no mercado.

Fernando Berlitz é gestor de sustentabilidade do Grupo Ghanem

Nenhum comentário:

Postar um comentário