quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

::: Etiqueta Empresarial: como se portar no ambiente de trabalho :::



Etiqueta é sinônimo de boa educação. Imprescindível na vida e também no mundo dos negócios. Ser competente é primordial para ter sucesso em qualquer carreira, mas saber se comportar em qualquer situação que se apresente, é da mesma forma importante. Afinal de contas, é a sua imagem pessoal que está em jogo.
A Etiqueta profissional permite ao profissional viver de acordo com o bom senso, por meio de uma boa apresentação pessoal permitindo exercer sua função com zelo. Desde o momento do cafezinho até a forma como se atende ao telefone, passando pela roupa adequada e organização da mesa de trabalho, e principalmente pelas relações entre os líderes da organização e seus profissionais. Dessa forma, alguns conhecimentos básicos de etiqueta são necessários dentro do ambiente profissional. Ainda mais se considerarmos que a maioria das pessoas trabalha oito horas por dia e acaba passando em seu ambiente de trabalho quase um terço de sua vida adulta.
O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam o trato com clientes, ajudam os profissionais a se portarem com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida profissional, melhorando o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma empresa.

Dicas de etiqueta empresarial:

Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica;
Conheça e pratique as normas da organização;
Pontualidade;
Roupas discretas, sem modismos;
Ao conversar olhe nos olhos;
Aprenda a ouvir;
Não se distraia durante a conversa;
Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada;
Os apertos de mão devem ser firmes. Nada de pegar apenas nos dedos ou deixar a mão mole;
O beijo no rosto é um comprimento entre amigos, normalmente não utilizado no meio de negócios. Mas se a outra pessoa for na sua direção, aja com naturalidade;
Se precisar sair mais cedo de uma reunião, avise a pessoa que vai presidi-la antes de começar, em particular e saia discretamente;
Não faça fofocas. Um profissional de verdade tem mais o que fazer;
Sempre responda ao email;
Evite o envio de email´s de correntes e mensagens no horário de trabalho. Você pode achar “bonitinho”, mas se há trabalho a fazer, não perca tempo com isso;
Sorria! Ninguém gosta de pessoas que só sabem resmungar e reclamar;
Use e abuse da simpatia: por favor, um momento, obrigado(a), por gentileza, etc.

As vantagens de se tornar um profissional com etiqueta são inúmeras, já que cultivar a própria imagem pode projetar a pessoa dentro da organização, proporciona melhoria das relações entre colegas e superiores hierárquicos, criando um ambiente saudável e agradável para se trabalhar. A humanização dessas relações, consequentemente, reduzirá a tensão e o estresse a que todos estamos sujeitos.

Análise seu comportamento!!! Invista em sua imagem!!



Ghanem Laboratório Clínico - Paixão por sua Saúde
+ 55  47  3028 3001

Nenhum comentário:

Postar um comentário